TRECHOS

Trecho
Gopi-gita é parte do rasa-panca-adhyaya, os cinco capítulos do Srimad-Bhagavatam que relatam a rasa-lila.
O corpo tem cinco tipos de ar-vital (panca-prana) residindo no coração, e entre esses cinco, um é mais vital. Os doze cantos do Srimad-Bhagavatam são como as doze partes do corpo.
O Décimo Canto é o coração deste corpo. Dentro deste coração, os cinco capítulos que constituem o rasa-panca-adhyaya são seus cinco ar-vitais, e entre estes Gopi-gita é o mais proeminente.
Nós começamos nossa discussão do Gopi-gita por relembrar o capitulo do Srimad-Bhagavatam que descreve a adoração das gopis da deusa Katyayani-devi para ter Krishna como seu marido. O primeiro verso deste capitulo afirma:

sri-suka uvaca
hemante prathame mais
nanda-vraja-kamarikah
cerur havisyam bhunjanah
katyayany-arcana-vratam
Srimad-Bhagavatam  (10.22.1)

Srila Sukadeva Gosvami disse, “Durante o primeiro mês da estação de inverno, as jovens garotas solteiras de Gokula seguiram o voto de adorar a deusa Katyayani. No mês inteiro elas somente comeram khichri sem tempero”.

As gopis que seguiram o voto de adorar Katyayani eram jovens e solteiras. Qual era então, a idade de Sri Krishna nessa época? Krishna deixou Gokula na idade de três anos e meio. De acordo com Srila Vyasadeva e Srila Sukadeva Gosvami, Ele tinha sete anos quando ele levantou a montanha, Giriraja Govardhana, pelo dedo mindinho da sua mão esquerda. Depois que ele ergueu Giriraja, todos os mais velhos e seus sacerdotes se reuniram e contaram Nanda Baba, “Você não deve tratar Krishna como se ele fosse seu filho. Ele na verdade não é seu filho. Ele pode ser um semideus ou ser alguém como Deus. Nós ouvimos que o próprio Narayana veio na forma de Krishna, e talvez isso seja verdade. Portanto você não deve lhe tratar como um garoto comum. Não ate suas mãos e não o castigue ou lhe puna. Ele tem somente sete anos de idade, e mesmo assim ele levantou uma montanha como Govardhana. Como isso é possível? Isto é de fato um mistério.”

“Oh”, Nanda Baba sorriu. “Eu ouvi que os gopas somente se tornam maduros e inteligentes aos oitenta anos. Eles não podem decidir adequadamente qualquer coisa antes disso, porque suas mentes não estão fixas. Krishna é somente um garoto comum”.
“Deus tem mais boas qualidades que seus santos perfeitos. Tais santos não ficam bravos, e eles não ficam perturbados pela fome, sede, ou qualquer outra perturbação material. Eles não roubam ou contam mentiras”.
Krishna mente. Ele chora e fica bravo. Ele faz travessuras com as pessoas, e Ele é travesso de tantas outras maneiras. Ele algumas chora por manteiga e açúcar cande. Se Ele não tiver o que ele quer, Ele se torna furioso e arremessa todos os itens de nossa casa no chão, e então os espalha aqui e ali”.
“Esta é a prova conclusiva que Ele não é Deus. Em qualquer caso, mesmo que você insista que Ele é Deus, Ele ainda assim é meu filho, portanto eu devo repreender e punir Ele e trata-lo da mesma maneira que um pai trata seu filho.”

Nanda Baba continuou a rir da noção que Krishna é Deus; então veio Yogamaya, e por sua influência, todos os presentes esqueceram esta idéia.
Este incidente aconteceu durante o mês de Kartika, quando Sri Krishna tinha sete anos, e foi logo após Kartika, que as gopis adoraram Katyayani.
*****

Para receber o trecho completo da introdução do Gopi-gita, ponha seu email abaixo. Você receberá noticias de quando estiver publicada a versão completa do livro em português:

Aguarde!